Portugal facilita entrada de brasileiros no país

Portugal

Tudo que você precisa saber sobre o novo acordo de Portugal que irá facilitar a entrada de brasileiros no país!

Novo acordo de Portugal

A princípio, nesta última quinta-feira (01), o Conselho de Ministros de Portugal aprovou um acordo de mobilidade que irá acelerar os processos de entrada de pessoas dos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CLPL). A saber, o Brasil faz parte deste grupo, assim como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique.

O comunicado, no entanto, não informou quando a medida entrará em vigor. Nesse sentido, os cidadãos desses países não vão mais precisar comprovar os seguintes itens abaixo:

  • passagem de volta – apenas quando solicitarem visto de residência;
  • seguro-viagem;
  • meios de subsistência.

Além disso, os membros do CLPL não serão mais obrigados a se apresentarem presencialmente para requerimento de visto. A saber, antes da medida, os brasileiros já não precisavam de visto para entrar em Portugal – por conta das regras de entrada nos países europeus do Espaço Schengen. Entretanto, pela falta de documentos, como por exemplo os do seguro-viagem e a passagem de volta, o país pode negar sua entrada.

“As alterações pretendem ainda contribuir para a resposta à necessidade de mão de obra com vista à revitalização da economia”, afirma a nota do Conselho de Ministros de Portugal.

Além disso, o primeiro-ministro do país, António Costa, falou sobre esse momento para a agência EFE. Veja abaixo:

“Isso vem a promover a circulação e a mobilidade dentro do espaço da CLPL com uma regra muito simples, que é que todos os cidadãos de um Estado membro que peçam visto, esse visto deve ser concedido imediatamente, a não ser que haja uma ordem de expulsão ou proibição do espaço Schengen” – afirmou António.

 

Fique ligado nas nossas mídias – Instagram e Blog – para não perder nenhuma atualização!

Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?

Leia também: Festa de Flores e Morangos retorna em setembro

Crédito: G1