Motivos para visitar Algarve, em Portugal

Algarve

Tudo que você precisa saber sobre Algarve, no sul de Portugal, um dos destinos mais famosos do verão europeu, com belas praias – aqui no blog da JPM Viagens!

Tudo sobre Algarve

Praia da Corredoura, em Algarve.
Praia da Corredoura, no Algarve.

A princípio, Algarve é uma região no extremo sul de Portugal, conhecida pelas suas praias do Mediterrâneo. Nesse sentido, o local se tornou um dos destinos mais famosos do verão europeu – especialmente por conta das suas falésias douradas. Além disso, a região portuguesa ainda conta com mais motivos para a visita, como os resorts, trilhas costeiras com vistas impressionantes e uma gastronomia inesquecível.

Desse modo, a região conta com uma infinidade de coisas a se fazer, como explorar cavernas e grutas ou só passear pelos centros comerciais e conhecer o clima e gastronomia do local.

Como chegar?

Bom, Algarve conta com um aeroporto regional, mas que é mais utilizado por viajantes que vêm de outros países europeus em direção às praias portuguesas. Por outro lado, se você estiver em Lisboa, a viagem pode ser feita de trem. A saber, o Alfa-Pendular faz o percurso em cerca de 2 horas e meia, com paradas em Albufeira, Faro e Tavira. Por outro lado, o trem Intercidades leva mais tempo, com 3 horas de viagem até Albufeira, 3h30 até Faro e 4h20 até Tavira.

Entretanto, como a quantidade de praia é grande e elas se espalham por quase toda a costa, o melhor a se fazer é alugar um carro para ter a melhor experiência no Algarve.

Onde ficar?

Hospedagem não é problema na região, visto que possuem resorts espalhados por quase toda a faixa litorânea. Desse modo, se você estiver de carro, poderá aproveitar o local se hospedando em praticamente qualquer lugar. Entretanto, se preferir algo com passeios noturnos com boas opções de restaurantes e atrações, iremos listar quatro cidades abaixo que certamente serão perfeitas para você.

Lagos

A princípio, temos Lagos, local perfeito para curtir algumas das praias mais famosas de Algarve, que contam com a cara da região, com as famosas falésias e mar esverdeado – como as praias de Dona Ana e Camilo. Nesse sentido, Lagos ainda conta com a Ponta da Piedade, uma das paisagens mais conhecidas do litoral português.

Desse modo, Lagos se torna um dos melhores lugares para se hospedar devido à sua boa infraestrutura, com várias opções de hotéis, resorts, restaurantes, centros comerciais e praias.

Carvoeiro

Por outro lado, temos Carvoeiro, uma cidade menor, porém que ainda assim conta com diversas opções de hotéis e restaurantes. As praias nesta faixa são menos frequentadas do que em outras áreas, visto que há a necessidade de carro para a locomoção.

Entretanto, quem se hospeda em Carvoeiro tem como opção a incrível trilha dos Sete Vales Suspensos, que passa por algumas das praias mais bonitas do Algarve, como a do Carvalho e a Praia do Benagil.

Albufeira

Aqui temos uma das maiores cidades do Algarve, Albufeira. Nesse sentido, não faltam opções para hospedagem, restaurantes e bares, visto que é um grande centro cultural. A saber, as praias do entorno já não têm encostas tão altas e as famosas falésias dão um último sinal de vida por essa região.

Como fica localizada no meio da faixa litorânea do Algarve, a cidade é um bom ponto de partida para quem quer conhecer tanto as praias mais a oeste quanto as cidades históricas a leste, como Faro e Tavira. Além disso, por ser uma das maiores cidades da região, é bem agitada, com bares, ruas e casas noturnas.

Faro

Por fim, Faro é uma das cidades históricas citadas acima, local onde fica o aeroporto que atende todo o Algarve. Assim como Albufeira, é uma das maiores cidades da região, com museus, igrejas históricas, restaurantes, lojas e livrarias. O único ponto negativo, no entanto, é a distância das praias mais famosas.

Nesse sentido, Faro é, sem dúvidas, uma cidade para as pessoas que buscam entender mais sobre a história da região e todas as suas influências.

Quando ir?

A melhor época para visitar o Algarve é, certamente, durante os meses mais quentes do ano. Nesse sentido, entre o fim de junho e início de agosto – durante as férias escolares europeias – as praias costumam estar lotadas, junto com os hotéis e seus preços elevados.

Desse modo, para fugir de empecilhos, o melhor momento é entre as primeiras semanas de junho ou setembro.

 

Fique ligado nas nossas mídias – Instagram e Blog – para não perder nenhuma atualização!

Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?

Leia também: México voltará a exigir visto físico de brasileiros

Crédito: Melhores Destinos