Greve causa atraso de voos pelo Brasil

Greve em aeroportos

Tudo que você precisa saber sobre a greve dos pilotos e comissários de bordo, que causa atraso nos voos pelo Brasil.

Greve causa atraso de voos pelo Brasil

A greve nacional dos pilotos e comissários de bordo teve início nesta segunda-feira (19) e deve continuar acontecendo diariamente. Nesse sentido, ocorre por duas horas, das 6h às 8h da manhã. A saber, os aeroportos afetados são: São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Campinas (Viracopos), Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte (Confins) e Fortaleza. Dessa maneira, ainda não há previsão de quando a paralisação irá acabar.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas informou a aprovação da greve nacional no dia 15 de dezembro, prevendo paralisação total dos funcionários. No entanto, uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho determinou que apenas 10% dos pilotos, copilotos e comissários podem aderir à greve. A saber, caso a medida não se cumpra, receberão uma multa de R$ 200 mil.

Os trabalhadores reivindicam aumento do salário, visto que querem compensar perdas acumuladas em dois anos de pandemia, além de melhores condições de trabalho.

Nesse sentido, apenas na segunda-feira (19), a greve nacional causou 38 atrasos e 5 cancelamentos de voos no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, segundo levantamento da Infraero. Além disso, em Brasília, foram 25 atrasos e 2 cancelamentos. Também não saíram no horário previsto 7 voos de Fortaleza, 7 de Porto Alegre, 5 do Santos Dumont, 3 do Galeão e 2 de Confins.

Orientação do Procon-SP aos passageiros

  • Informação prévia quanto ao cancelamento do voo nos canais de atendimento disponíveis das companhias aéreas;
  • Viajar, tendo prioridade no próximo embarque da companhia aérea com o mesmo destino;
  • Ser direcionado para outra companhia, sem custo;
  • Receber de volta a quantia paga;
  • Hospedar-se em hotel por conta da empresa. Se o consumidor estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para a sua residência e desta para o aeroporto;
  • Ressarcimento ou abatimento proporcional no caso de ocorrer algum dano material devido ao atraso como, por exemplo, perda de diárias, passeios e conexões;
  • Pleitear reparação junto ao judiciário se entender que o atraso causou-lhe algum dano moral (não chegou a tempo a uma reunião de trabalho, casamento, etc).

Viaje com a JPM

A princípio, nosso negócio está pautado em foco absoluto na satisfação de nossos clientes, procurando estabelecer relações de confiança, através de uma equipe altamente especializada, com sólida formação acadêmica além da experiência no mercado de turismo de lazer e corporativo. Nesse sentido, nosso grande objetivo é prestar um legítimo serviço de consultoria em viagens e turismo, estabelecendo relações sólidas e duradouras com nossos clientes.

Gostou? Desse modo, que tal falar com nosso time de especialistas e planejar sua próxima viagem?

Além disso, fique ligado nas nossas mídias – Instagram e Blog – para não perder nenhuma atualização!

Por fim, leia também: Bariloche: destino espera receber 450 mil turistas

Crédito: Viagem e Turismo