Oktoberfest voltará após pausa na pandemia

Oktoberfest

Entenda tudo sobre a volta da Oktoberfest após pausa por conta da pandemia; última celebração aconteceu em 2019.

O retorno da Oktoberfest

Visitantes comemoram enquanto bebem na Oktoberfest em Munique — Foto: Matthias Schrader/AP
Visitantes comemoram enquanto bebem na Oktoberfest em Munique — Foto: Matthias Schrader/AP

O festival anual Oktoberfest da Alemanha finalmente voltou a acontecer neste outono, logo após um hiato de dois anos por conta da pandemia da Covid-19. Nesse sentido, de acordo com o chefe do famoso festival de cerveja, já está tudo certo.

“O Wiesn acontecerá”, disse Clemens Baumgaertner a repórteres em Munique, enquanto usava o coloquialismo bávaro dos locais. A saber, Clemens se referiu ao grande gramado, ou Wiese, onde as celebrações ocorrem. Desse modo, ele afirmou que o festival de cerveja da capital da Baviera será realizado sem restrições de pandemia de 17 de setembro a 3 de outubro – dia nacional da Alemanha.

“Vai acontecer como conhecemos desde 2019, e não de outra forma”, completou Baumgaertner.

A princípio, a Oktoberfest aconteceu pela primeira vez em 1810, em homenagem ao casamento do príncipe herdeiro Ludwig da Baviera com a princesa Teresa. No entanto, a cancelação do evento já ocorreu diversas vezes durante seus mais de 200 anos de história devido a guerras e pandemias.

Nesse sentido, nos anos anteriores ao surto de coronavírus, cerca de 6 milhões de foliões visitavam as celebrações anualmente – muitos vestindo as roupas tradicionais da Baviera. As mulheres com vestidos Didndl, enquanto os homens usavam Lederhosen ou calças de couro na altura do joelho.

O que esperar?

A saber, cerca de 487 cervejarias, restaurantes, churrascarias de peixe e carne, vendedores de vinho e outros estarão presentes no evento. Além disso, a venda de cerveja vai das 9h até às 21h30.

Uma caneca de cerveja de um litro custará entre 12,60 e 13,80 euros (cerca de R$ 67,50 – R$ 74), o que representa um aumento de cerca de 15% em relação a 2019, de acordo com a página oficial da Oktoberfest. Por fim, a festividade também deve contar com pratos típicos como o “prato de abate” (linguiça de sangue, fígado e barriga de porco); porco assado com pele crocante e bolinhos de pão; e chucrute e carne assada ou ragu de veado com massa caseira spaetzle.

 

Fique ligado nas nossas mídias – Instagram e Blog – para não perder nenhuma atualização!

Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?

Leia também: Embarque por reconhecimento facial chega aos aeroportos

Crédito: G1